A data Magna de Pernambuco está relacionada à Revolução Pernambucana de 1817.
HISTÓRIA – Revolução Pernambucana de 1817
Data Magna do Estado de Pernambuco
A revolução Pernambucana de 1817 teve início em 6 de março. Nesta data a então Capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil, rompendo com do governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país.
Motivos que influenciaram a revolução:
Presença maciça de portuqueses na liderança do governo e na administração pública;
Criação de novos impostos por Dom João VI provocando a insatisfação da população
pernambucana;
Grande seca que havia atingido a região em 1816 acentuando a fome e a miséria e ocasionando uma queda na produção do açúcar e do algodão, produtos que eram a base da economia de Pernambuco e que começaram a sofrer concorrência do algodão nos Estados Unidos e do açúcar na Jamaica.
Repressão
A repressão ao movimento foi sangrenta. Tropas portuguesas chefiadas por Luís do Rego Barreto avançaram pelo sertão de Pernambuco a partir do território baiano, enquanto uma força naval despachada do Rio de Janeiro bloqueou o porto do Recife.
Em poucos dias 8 mil homens cercavam a capitania. No interior, a batalha decisiva foi travada na localidade de Ipojuca. Derrotados, os revolucionários tiveram de recuar em direção ao Recife. Em 19 de maio as tropas entraram na cidade e a encontraram abandonada e sem defesa. O governo provisório, isolado, se rendeu no
dia seguinte.
Apesar de os revolucionários terem ficado no poder menos de três meses, conseguiram abalar a confiança na construção do império americano sonhado por Dom João VI.
* Data Magna:
Em 2007, o dia 6 de março foi declarado a Data Magna de Pernambuco, em virtude
da Revolução Pernambucana.
Em 2017, por ocasião do bicentenário da Revolução Pernambucana, o Governo de Pernambuco aprovou uma nova lei de n° 16.069, de 8 de junho, proposta pelos deputados Isaltino Nascimento e Terezinha Nunes, alterando novamente a Data
Magna do Estado para 6 de março e reinstituindo assim o dia como feriado civil.
Uma resposta
Por favor me enviar algo sobre esse tema Carta magna de PE.