Data Magna de Pernambuco

A data Magna de Pernambuco está relacionada à Revolução Pernambucana de 1817.

 

HISTÓRIA – Revolução Pernambucana de 1817
Data Magna do Estado de Pernambuco

A revolução Pernambucana de 1817 teve início em 6 de março. Nesta data a então Capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil, rompendo com do governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país.
 Motivos que influenciaram a revolução:
Presença maciça de portuqueses na liderança do governo e na administração pública;
Criação de novos impostos por Dom João VI provocando a insatisfação da população
pernambucana;
Grande seca que havia atingido a região em 1816 acentuando a fome e a miséria e ocasionando uma queda na produção do açúcar e do algodão, produtos que eram a base da economia de Pernambuco e que começaram a sofrer concorrência do algodão nos Estados Unidos e do açúcar na Jamaica.
Repressão
A repressão ao movimento foi sangrenta. Tropas portuguesas chefiadas por Luís do Rego Barreto avançaram pelo sertão de Pernambuco a partir do território baiano, enquanto uma força naval despachada do Rio de Janeiro bloqueou o porto do Recife.
Em poucos dias 8 mil homens cercavam a capitania. No interior, a batalha decisiva foi travada na localidade de Ipojuca. Derrotados, os revolucionários tiveram de recuar em direção ao Recife. Em 19 de maio as tropas entraram na cidade e a encontraram abandonada e sem defesa. O governo provisório, isolado, se rendeu no
dia seguinte.
Apesar de os revolucionários terem ficado no poder menos de três meses, conseguiram abalar a confiança na construção do império americano sonhado por Dom João VI.
* Data Magna:
Em 2007, o dia 6 de março foi declarado a Data Magna de Pernambuco, em virtude
da Revolução Pernambucana.
Em 2017, por ocasião do bicentenário da Revolução Pernambucana, o Governo de Pernambuco aprovou uma nova lei de n° 16.069, de 8 de junho, proposta pelos deputados Isaltino Nascimento e Terezinha Nunes, alterando novamente a Data
Magna do Estado para 6 de março e reinstituindo assim o dia como feriado civil.

Data Magna de Pernambuco
Professora Etiene

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Professora Etiene

Sou Érica Etiene, professora de rede pública, especialista em Psicopedagogia. Por aqui, compartilho um pouco das minhas vivências. Seja sempre bem-vindo!

Buscar

Últimos Posts