O uso do recurso Alfabeto móvel nas turmas de alfabetização é um potente aliado nas intervenções pedagógicas.
Hoje, trago um recurso para você realizar intervenções com os alunos que estão em transição de um nível de escrita para outro.
O material consiste em cartelas com animais, brinquedos e materiais escolares, com as quais a criança vai formar os nomes utilizando o alfabeto móvel que vem incluso no arquivo.
O Material é enviado por e-mail no formato pdf, pronto para imprimir.
conheça mais sobre o recurso assistindo ao vídeo no meu canal do Youtube:
USANDO O ALFABETO MÓVEL COM SUA TURMA
O valor do arquivo é R$ 6,00 e você recebe por e-mail em até 24h.
No momento da compra, verifique se seu e-mail está correto para que receba sua compra o mais rápido possível.
Em caso de dúvida, entre em contato com [email protected]
Mais arquivos de Alfabetização, neste link ALFABETIZAÇÃO
Para saber mais:
Nível pré-silábico
Neste nível, a criança busca uma diferenciação entre as escritas, sem preocupação com suas propriedades sonoras. Usa critérios quantitativos (varia a quantidade de “letras” de uma escrita para outra para obter escritas diferentes) e usa critérios qualitativos (varia o repertório das letras ou a posição das mesmas sem alterar a quantidade).
Nível silábico
A escrita silábica é uma grande conquista da criança e não é transmitida pelo adulto. Nasce da busca de explicações sobre o sistema de representação. A hipótese anterior não explica mais a realidade, então a criança busca novas maneiras de explicá-las: a escrita representa o desenho sonoro do objeto.
Passagem do nível silábico para o alfabético
A criança vai progressivamente modificando as suas hipóteses até chegar à escrita alfabética, atribuindo a cada fonema uma letra. Ela ainda não domina as exceções. Nessa caminhada, existe uma passagem em que ela tem consciência de que sua escrita necessita ser alterada, ocorrendo-lhe a necessidade de escrever mais letras do que no nível silábico. Continua escrevendo silabicamente, acrescentando mais letras no final, aleatoriamente. (FONTE E TEXTO COMPLETO AQUI)